Trabalho escravo é o nome dado quando alguém está trabalhando forçadamente contra sua vontade, sofrendo ameaças ou violência, não recebendo o que merece (economia e saúde), etc. Quando se ouve falar em trabalho escravo ou algo do tipo, nós imaginamos negros trabalhando arduamente, sofrendo maus tratos, tudo isso numa fazenda ou em algum lugar distante, isolado.
Será que tudo isso é somente passado? História? Não. Apesar de a escravidão ter sido "abolida", hoje em dia existe muito disso, tanto em zonas rurais quanto urbanas, isso mesmo, urbanas! O trabalho escravo nas zonas urbanas acontece de modo "disfarçado", muitas pessoas sofrem e não percebem, acham que é normal. Teoricamente, trabalhamos 8 horas por dia, porém muitas vezes a pessoa é obrigada a ficar até mais tarde no trabalho (isso sem prévio aviso), ou chegar mais cedo, isso sem contar o tempo gasto na viagem de ida e volta do mesmo, ou seja, a pessoa acaba trabalhando mais do que devia. Podemos citar como trabalho escravo (já no ambiente de trabalho) atitudes como ameaça, agressão, desrespeito, xingamentos, condições precárias no ambiente (falta de equipamentos, desorganização, pouca higiene), etc. O trabalho escravo traz somente coisas ruins, tanto para as pessoas feitas de escravo quanto para o país, pois se em um país existe determinado tipo de escravidão, o mesmo é conhecido internacionalmente por isso, e isso dificulta as relações com os outros países, pois o país utiliza mão-de-obra escrava.
Então por que a escravidão ainda existe? Só para piorar nossa imagem? Os empregadores não pensam assim, pois com o trabalho escravo eles acabam economizando, mas e ai? Continua não fazendo nenhum sentido existir escravidão nos dias de hoje, o ser humano (pelo menos boa parte) quando escuta a palavra dinheiro, não pensa duas vezes, é dinheiro e pronto! por isso existem tantos "escravos" por ai, eles não se encontram numa situação muito boa, e esse tipo de trabalho acaba vindo como "solução", temos que por em prática a abolição, que na minha opinião, só ficou na teoria, com algumas exceções, é claro.
Fontes de pesquisa:
http://www.cidadaodomundo.org/2006/09/trabalho-escravo-nas-grandes-cidades/
http://www.reporterbrasil.com.br/exibe.php?id=1980
http://www.brasilescola.com/sociologia/escravidao-nos-dias-de-hoje.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário